GLO

Operação Ponte Aérea faz novas apreensões no Aeroporto de Guarulhos

FAB aumenta em 75% o número de missões nos Aeroportos em dezembro
Publicada em: 22/12/2023 12:52
Imprimir
Fonte: III COMAR, Tenente Fernanda

Com a atuação das forças de segurança para combate ao crime organizado por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Operação Ponte Aérea, realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em coordenação com agentes da Receita Federal, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, fez novas apreensões de drogas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), em São Paulo nesta quarta-feira (20/12). Duas pessoas foram presas.

A primeira apreensão ocorreu pela manhã, durante o desembarque de um voo proveniente de Manaus (AM). Militares realizaram revista pessoal em coordenação com a Receita Federal, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e identificaram 3,7 quilos de maconha, presos com fita adesiva na cintura de um passageiro. O homem foi preso pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. No mesmo voo, foi apreendida uma mala com aproximadamente 15 quilos de maconha divididos em tabletes.

Na parte da tarde, cães farejadores da FAB localizaram 750 cápsulas de cocaína, escondidas em potes de remédio que seguiam como encomenda no Terminal de Cargas. A operação de faro também identificou 64 gramas de cocaína na bagagem de um passageiro que embarcaria para Paris, na França. Durante o procedimento conduzido pela PF, foi descoberto que o homem havia ingerido cápsulas de cocaína, que somavam 1,9 quilos. Ele foi preso pela Polícia Federal.

A atuação em cooperação com as demais agências visa o combate ao crime organizado, por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), conforme o decreto nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, que autoriza o emprego das Forças Armadas em portos e aeroportos.

O Comandante da Operação, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, destacou que a atuação da FAB nos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) foi reforçada no mês de dezembro, em função do movimento esperado devido às festas de fim de ano. “O objetivo é contribuir com as demais agências aeroportuárias nessa época de maior movimento de pessoas. Tais ações refletem o amadurecimento da relação sinérgica entre os órgãos”, afirmou o Oficial-General.

Desde o início de dezembro, foram realizadas 273 missões nos dois aeroportos, o que representa um aumento de 75% em relação às realizadas pela operação no período de 06 a 30/11. 

Fotos: Arquivo